A influência do exercício físico no sistema imunológico

A influência do exercício físico no sistema imunológico

EXERCICIO FÍSICO, SISTEMA IMUNE E CATECOLAMINAS

Imagem de uma mulher praticando exercícios com uma paisagem no fundo.

As catecolaminas (adrenalina e noradrenalina) são hormônios produzidos pelas glândulas supra renais e liberadas na corrente sanguínea na presença de um estresse psicológico ou físico (ex. exercício físico). Ao iniciarmos a prática de um exercício físico, as catecolaminas são liberadas e consequentemente aumentam o metabolismo de glicose e ácidos graxos para maior aporte energético.

Dentre outras funções, as catecolaminas ao serem secretadas estimulam a função cardíaca, a pressão arterial, aumenta a termogênese, a taxa metabólica basal e modula a resposta imune.

Estudos apontam dois mecanismos envolvendo as catecolaminas e o sistema imune: 1) interação entre as catecolaminas e beta adrenoreceptores regulando a formação, desenvolvimento, proliferação, sobrevivência e circulação de células imunes. 2) interação das catecolaminas com as células endoteliais, reticulares e do musculo liso.

Esses dois modelos de interação sugerem que há aumento de antígenos, redistribuição e proliferação de linfócitos, aumento da expressão de receptores específicos e da presença de células de defesa (natural killers cells).

Evidências sugerem que logo após a prática de exercício físico, as concentrações das catecolaminas aumentam até 20 vezes quando comparado com o repouso. Dentre outros fatores, a intensidade e o volume de exercício estão associados com a liberação de catecolaminas.

Estudos com exercício de alta intensidade demonstraram redução das células de defesa e aumento de espécies reativas de oxigênio (ROS), enquanto a intensidade moderada mostrou eficaz para aumento da expressão de células anti-inflamatórias (IL-4, IL-10, IL-1).

Como saber a intensidade do seu treino? Contrate um Personal, solicite orientação ao profissional de Educação Física e mexa-se. Nessa quarentena, o exercício físico vai te ajudar a reforçar a sua imunidade e trazer benefícios psicológicos. Lembrando que a alimentação também é muito importante.

 

KRUK, Joanna; KOTARSKA, Katarzyna; ABOUL-ENEIN, Basil H. Physical exercise and catecholamines response: benefits and health risk: possible mechanisms. Free Radical Research, n. just-accepted, p. 1-531, 2020.

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