Como reduzir os impactos que o horário de verão causa no organismo?

A mudança de horário está afetando o seu organismo? Quais alterações impactam no treino? Na alimentação, no sono? Como reduzir esse impacto? Respostas aqui.

 

O horário de verão chegou e temos que encarar a realidade. Muitos amam, ou odeiam, todo ano o mesmo embate, ter ou não ter o horário de verão. Com ela vem alguns fatores que atrapalham o sono, o ritmo do dia e o apetite.

Essa confusão no organismo, os médicos chamam de “desordem temporal interna”. Cada ser humano tem uma velocidade de adaptação. Os hormônios são regulados pelo ritmo do dia, pela claridade do sol e pela escuridão da noite. E isso afeta diretamente seu desempenho hipertrófico. Quando uma pessoa dorme bem e no tempo de costume, ocorre uma regulação nos níveis de cortisol, o que favorece a liberação de outras substâncias, que auxiliam na performance nos exercícios da academia.

 

Como reduzir os efeitos da mundança de horário?

Para evitar a sonolência e o mau humor, a dica é dormir pelo menos dez minutos mais cedo a cada dia, durante dez dias. O ideal é manter também a qualidade e a regularidade do sono, seguindo alguns hábitos. Escolha um ambiente escuro, silencioso, com boa temperatura todos os dias. Evite fazer academia na primeira hora do dia, pois seu organismo estará desregulado, e seus exercícios não terão a mesma performance. E evite alta intensidade de exercícios muito próximo de dormir, pois o sono precisa ser regularizado.

E fica um alerta para quem está com o sistema imunológico comprometido. Aumente a dosagem de vitaminais na sua alimentação, pois o seu corpo sente a mudança de horário.

Essas complicações levam de 15 a 30 dias para você se acostumar à nova rotina. Tente sempre dormir 8 horas por dia, super importante. Até porque dormir menos de 6 horas por dia, interfere na produção de hormônio do crescimento, que é liberado enquanto se está em sono profundo. Isso contribui para o envelhecimento precoce.

Quer ter outras dicas de saúde, alimentação, exercícios e bem estar? Acompanhe nossas postagens e fique por dentro!

No Comments

Post A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.