Musculação X Exercícios aeróbicos: qual é melhor para emagrecer?

O verão está chegando e muita gente começa a querer entrar em forma e fazer bonito na estação mais quente do ano. Aí começa a procura por dietas milagrosas, as academias lotam e uma pergunta se torna comum:

 

Qual o melhor exercício para emagrecer?

Porém, antes de responder essa pergunta, gostaria que você tivesse em mente que, para obter sucesso no emagrecimento, 80% é alimentação estratégica e apenas 20% é exercício físico. Isso porque, em média, passamos 1 hora do nosso dia se exercitando e outras 23 em repouso, e durante esse período nos alimentamos várias vezes. E são justamente as derrapadas na alimentação que muitas vezes sabotam o projeto de conquistar um corpo mais bonito e saudável.

Mas, voltando ao tema da nossa conversa, quando o assunto é emagrecimento, os exercícios aeróbicos são os que mais atraem adeptos, até mesmo entre os profissionais da saúde. Corrida, pedalada, caminhada e hidroginástica são alguns dos exemplos de exercícios que as pessoas fazem para emagrecer. Mas você já ouviu falar que a musculação é mais eficiente no emagrecimento do que os exercícios aeróbicos?

 

A musculação e a perda de gordura

É bem verdade que, durante uma sessão de treino, os exercícios aeróbicos queimam mais calorias que a musculação, mas uma estratégia bem elaborada leva em consideração não só o gasto enérgico proporcionado pela atividade física durante a sua realização, e sim durante as 24 horas do dia, e é aí que a musculação se mostra mais eficiente do que exercício aeróbico na perda de gordura.

Para você ter uma ideia, após a atividade aeróbica seu corpo continua queimando calorias por até uma hora. Porém, após um bom treino de musculação, você queima calorias por até 15 horas! É por isso que a musculação emagrece mais que os exercícios aeróbicos.

A musculação emagrece porque promove o desenvolvimento da massa muscular. Os músculos são os tecidos mais metabolicamente ativos do organismo e estão envolvidos em muitas das nossas atividades do dia a dia, o que significa que, quanto mais massa muscular você tiver, maior será o gasto energético para a sua manutenção.

Muitas pessoas dizem que a musculação atrapalha o processo de emagrecimento, pois não conseguem enxerga-lo na balança. Mas é importante esclarecer que quando falamos de emagrecimento, estamos nos referindo à diminuição da gordura corporal, e não a perda de peso.

A musculação é eficiente nesse processo por aumentar a massa magra, acelerando o metabolismo e, consequentemente, potencializando a queima de gorduras, principalmente em repouso, ou seja, fora da sessão de treinamento. Lembra que falamos que passamos uma hora na academia e 23 fora dela? Então o que é melhor: gastar calorias só durante essa uma horinha de treino, ou nas outras 23 horas, enquanto trabalhamos, estudamos e descansamos? Sem dúvidas, a segunda opção.

Além do mais, o que você prefere: emagrecer e ficar com um corpo fraco e flácido, ou emagrecer com um corpo mais bonito e saudável? A escolha é sua!

 

Musculação + exercícios aeróbicos

Mas e quanto aos exercícios aeróbicos, devemos simplesmente parar de praticá-los? Nada disso! O fato da musculação ser mais eficiente que o exercício aeróbico no emagrecimento não significa que eles são dispensáveis.

O exercício aeróbico melhora a saúde cardiorrespiratória, ajuda a mobilizar a gordura como fonte de energia e a alcançarmos maiores intensidades durante os treinos de musculação, por isso são excelentes aliados no processo de emagrecimento saudável.

Agora você já deve ter entendido que para emagrecer é preciso combinar musculação e treinos aeróbicos, sem esquecer das estratégias nutricionais voltadas para esse objetivo.

Mas fique atento: qualquer treinamento deve ser feito sob a orientação de profissionais capacitados para te ajudarem a alcançar seus objetivos.

 

A Via Campus é a melhor academia da região, com uma equipe apta a te ajudar não só nesse, mas em muitos verões. Temos uma sala de musculação moderna e várias modalidades de ginástica em ambientes climatizados (ar condicionado) e grupo de corrida no campus da UFV. Para o seu projeto virar realidade, só falta você aqui com gente!

 

Michelli Soares Barbosa

Coordenadora do Setor de Musculação

CREF 032080-G/MG

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