Entenda porque o exercício físico pode retardar o envelhecimento

Todos nós sabemos que a prática de atividades físicas trazem inúmeros benefícios à saúde. Porém, novas pesquisas descobriram que exercícios de alta intensidade podem rejuvenescer o corpo humano também em nível celular.

Um estudo publicado no periódico Preventative Medicine, relaciona o envelhecimento do ser humano com o comprimento dos telômeros das células. A principal função dessa estrutura é impedir o desgaste do material genético e manter o cromossomo estável. Sabe-se que, cada vez que uma célula se reproduz, os telômeros diminuem seu tamanho, e com isto, a pessoa envelhece.

De acordo com esta pesquisa, os voluntários que tinham um estilo de vida sedentário, possuíam também seus telômeros mais curtos, ou seja, com sinais de envelhecimento celular maiores. Já as pessoas que faziam exercícios físicos de alta intensidade, tinham os telômeros mais compridos e, consequentemente, mais jovens. Esta diferença apontou até 9 anos de diferença no envelhecimento celular dos participantes.

Outro grupo de cientistas norte americanos descobriu que as mitocôndrias e os ribossomos também podem influenciar na “idade” das células. Eles defendem que os exercícios intervalados de alta intensidade (mais conhecidos como HIT) produzem maiores benefícios em nível molecular, tanto para os idosos quanto para os jovens. Isto acontece porque as células dos voluntários mais velhos começaram a gerar energia a uma taxa comparável às células de corpos muito mais jovens.

Já John Ratey, autor do livro Spark: The Revolutionary New Science of Exercise and the Brain afirma que os exercícios de alta intensidade são os que mais liberam hormônios ligados à felicidade e ao rejuvenescimento. Eles estimulam hormônios e neurotransmissores como dopamina e serotonina, conhecidos como “hormônios da felicidade”, além de óxido nítrico e endocanabinoide.

Com tantas comprovações científicas não há razão para ficar de fora desse rejuvenescimento natural. Que tal começar 2018 com tudo? Procure um profissional capacitado e comece logo seu treino!

Patrícia Matias de Oliveira
CREF/MG 18.295-9
Graduada em Educação Física – UFV
Esp em Medicina do Esporte e da Atividade Física – Estácio de Sá


No Comments

Post A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.