4 DICAS PARA A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS NO CALOR

O verão se aproxima, e o número de praticantes de exercícios físicos aumentam por todo o país. Tanto nas academias quanto ao ar livre, nos deparamos diariamente com as pessoas em busca de resultados rápidos. No entanto, a população fica exposta a uma condição térmica desfavorável, com temperatura e umidade do ar elevadas. Estes fatores, associados à pratica vigorosa de exercício físico, pode promover distúrbios termorregulativos que poderão alterar o aspecto de saúde que o exercício deve promover. Desta maneira, prática de exercícios nessa época do ano requer uma série de procedimentos preventivos, por exemplo:

 

Usar vestimenta adequada

Dar preferência a roupas leves e evitar cores escuras, pois estas absorvem o calor do sol e contribuem para a elevação da temperatura corporal. Além disso, opte por roupas de algodão, que facilitam a absorção e evaporação do suor;

 

Evitar se exercitar entre 10:00 e 16:00

neste horário há uma maior incidência dos raios ultravioleta. Se for se exercitar ao ar livre, faça nos horários extremos do dia, principalmente na parte da manhã, por apresentar condições ambientais mais favoráveis;

 

Constante hidratação

Beber líquidos em intervalos regulares. Evite ingerir grandes quantidades de líquido de uma só vez, pois poderá causar desconforto gastrintestinal. De maneira geral, especialistas recomendam cerca de 3 ml∕Kg corporal a cada 15 minutos.

Para atividades com duração de até 1 hora, a hidratação apenas com água é suficiente. Para atividades mais longas, a reposição de eletrólitos poderá ser necessária. Consulte seu nutricionista para saber sua real necessidade!

 

Acompanhamento do peso corporal antes e após o exercício

Com essa simples medida, o praticante poderá estimar o quanto de água perdeu através da transpiração. Para cada litro perdido, deverá ser reposto de1 a 1,5 l durante o resto do dia.

Mas atenção: perder peso suando não significa que você emagreceu! Essa diferença na balança significa que foi perdido água, e não o tecido adiposo.

 

Ao seguir essas orientações, você evitará diversos acidentes termorregulativos, como cãibras, síncopes, desidratação, exaustão por depleção de sal (hiponatremia), intermação, dentre outros.

Visando minimizar alguns desses riscos, a Academia Via Campus investiu e se tornou a única academia da cidade com ar condicionado. Assim, você poderá treinar em um ambiente totalmente climatizado, sem os efeitos desagradáveis das temperaturas elevadas. Consulte nossos professores para te orientar e elaborar seus treinos com segurança. Bons treinos!

 

 

Sávio Marinho Gomes

CREF: 029768-G∕MG

Bacharel em Educação Física pela UFV

Professor do setor da musculação na Academia Via Campus

 

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:

McARDLE, W.D.; KATCH, F.I.; KATCH, V.L Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano. 5a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003

MARINS, J.C.B. Hidratação na atividade física e no esporte: equilíbrio hidromineral. Várzea Paulista: Fontoura; 2011

NIEMAN, D.C. Exercício e saúde: teste e prescrição de exercícios. 6a ed. Barueri: Manole, 2011

No Comments

Post A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.