BODYPUMP E A SAÚDE DOS OSSOS

Existe uma previsão de que, por volta do ano 2020, a osteoporose irá atingir cerca de 14 milhões de pessoas acima dos 50 anos por todo o globo. Outros 47 milhões adicionais irão sofrer por perda de massa óssea.

 

Por que devemos nos preocupar?

 

A perda da densidade mineral óssea pode ser devastadora à medida em que envelhecemos. Fraturas de quadril são uma ocorrência comum em pessoas mais velhas com osteoporose. As estatísticas dizem que uma em cinco pessoas acima de 50 anos de idade irão morrer cerca de 12 meses após sofrer uma fratura de quadril, e menos de um terço irá recuperar seus níveis normais e funcionais.

 

A perda de densidade óssea pode começar cedo, a partir de 35 anos e a partir dos 40 anos a medida deste declínio acelera. É vital que nós possamos construir um pico de massa óssea antes que este rápido declínio aconteça, e que nós façamos a manutenção dessa massa durante a vida.

 

Como se prevenir

 

O treinamento de resistência é prescrito para manter e aumentar a massa óssea. A prescrição tradicional tem sido trabalhar com pesos elevados em poucas repetições. Apesar deste tipo de treinamento ser amplamente aceito, ele nem sempre é prático para algumas populações. Levantar pesos muito altos na academia pode ser uma barreira para adultos mais velhos ou destreinados e mulheres, para os quais este tipo de intensidade pode estar acima das suas capacidades físicas.

 

O BODYPUMP tem um alcance mais amplo, tanto para praticantes mais idosos como para mulheres. Este programa tem sido visto como algo mais acessível e menos intimidante que o modelo tradicional do treinamento de força com poucas repetições. De qualquer forma, até agora, não há uma evidência específica sobre como o BODYPUMP interfere na densidade óssea.

 

Estudos comprovam

 

Os estudos anteriores apresentam um concito de evidência sobre como o treinamento com pesos mais leves e altas repetições poderiam aumentar a densidade mineral óssea. Esta falta de clareza de consenso nos levou a conduzir um estudo para descobrir qual efeito BODYPUMP pode interferir neste ganho.

 

Um total de 20 adultos completaram um estudo de 27 semanas no studio de FISIO- LOGIA da Ginástica Coletiva. Eles foram aleatoriamente distribuídos em dois grupos – um para treinamento de resistência total do corpo, outro para treinamento de força do core. Os participantes tinham de 28 a 63 anos de idade, incluindo pessoas que sofriam de osteopenia e também pessoas que já haviam passado pela menopausa. Essas duas populações obtiveram grandes benefícios em densidade de massa mineral óssea.

 

O grupo de treinamento de força participou de aulas de BODYPUMP, e o grupo de treinamento de core participou de aulas de BODYBALANCE/ BODYFLOW. Ambos os grupos participaram de aulas de RPM.

 

 

Os resultados foram bastante surpreendentes

 

O grupo que participou das aulas de BODYPUMP viram um acréscimo de densidade mineral óssea de 4% nos braços, 8% nas pernas, 7% na pelve e 3% na coluna.

 

Os ganhos de força para Agachamento no grupo BODYPUMP foram 25.3% maiores que o do grupo de treinamento de core. Este aumento de força no Agachamento estava diretamente relacionado ao aumento de sua densidade óssea. Em outras palavras, melhorar a sua habilidade de Agachamento irá aumentar a sua densidade mineral óssea.

 

Outro ganho importante foi na melhoria da densidade óssea da pelve. Ao melhorar a densidade óssea da pelve e das pernas é extremamente significante no sentido de prevenir o potencial de fraturas fatais no quadril.

 

Uma das coisas mais incríveis no BODYPUMP é que ele é um programa muito acessível para adultos mais velhos e pessoas destreinadas e mulheres. Como a carga é baixa e você escolhe o peso de suas anilhas, ele é um programa fácil de ser praticado por muito tempo, aumentando gradualmente suas cargas. Os participantes com osteopenia aumentaram sua densidade óssea em cerca de 29% enquanto as mulheres que já haviam passado pela menopausa, cerca de 22% de aumento na mesma região.

 

Os resultados deste estudo mostra claramente que um programa de baixa carga e alta resistência é uma forma efetiva de aumentar a densidade óssea. O BODYPUMP, portanto, é uma maneira perfeita de se manter em forma, forte e manter a saúde à medida em que ficamos mais velhos.

 

Confira o quadro de aulas coletivas e comece a cuidar da saúde dos seus ossos hoje mesmo!


No Comments

Post A Comment