Outubro Rosa e Atividades Físicas

Outubro Rosa e Atividades Físicas

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.

Para além do autocuidado, como as consultas médicas regulares e autoexame de mama, a prática regular de atividade física também exerce importante papel na prevenção e diagnóstico precoce.

Estudos apontaram melhoria da qualidade de vida nos âmbitos social, emocional, capacidade funcional, estado geral da saúde, dor e, ainda, estado emocional de mulheres que participaram de um programa de treinamento com exercícios aeróbios e resistidos ao longo de 6 a 10 semanas.

Isso porque o exercício físico aumenta o volume cardíaco para suprir a demanda cardiorrespiratória e com isso melhora a troca gasosa, libera hormônios como serotonina e endorfina, que permitem maior estado de relaxamento e sensação de bem estar, reduz as citocinas pró-inflamatórias que causam dor, por meio da diminuição da massa gorda e, ainda, a falta de exercícios físicos pode causar sensação de invalidez e incapacidade para realização de tarefas diárias, como relataram as mulheres do grupo controle que ficaram 10 semanas em abstenção de exercícios.

Diante dos benefícios apontados por estudos científicos, não deixe para amanhã o que você pode prevenir hoje. Às mulheres que se cuidam, coloquem a sua melhor roupa e seu melhor sorriso e venham treinar!!!

E contem sempre com o profissional de Educação Física para te auxiliarem nesse cuidado.

Mulher com camisa rosa e legging azul se alogando.

Referências:

Caetano, Antonio Filipe Pereira, and José Jean de Oliveira Toscano. “Correlação entre exercício físico, qualidade de vida e níveis de fadiga nos pacientes em tratamento quimioterápico.” Gep News 2.2 (2019): 290-298.

Castro Filha, Jurema Gonçalves Lopes de, et al. “Influências do exercício físico na qualidade de vida em dois grupos de pacientes com câncer de mama.” Revista Brasileira de Ciências do Esporte 38.2 (2016): 107-114.


No Comments

Post A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.