Qual a diferença entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos?
Nos Exercícios anaeróbicos, como o próprio nome diz, não é utilizado o oxigênio como fonte de energia.
Ele se apresenta duas fases: fase alática e fase lática.
A fase alática é também conhecida como mecanismo fosfocreatina ou ATP-CP, liberando aproximadamente 10 segundos de energia para o músculo fazer algum movimento.
Além disso, é importante saber que dentro do músculo tem-se uma “moeda energética” chamada de ATP, que quando quebrada, libera energia rápida para o músculo.
Já para a ressintetização do ATP é utilizado a creatina, por isso muitos atletas a utilizam como suplemento.
Esse sistema alático é observado em exercícios de musculação ou em alguns movimentos do vôlei e corrida.
O sistema anaeróbico lático também conhecido como glicogenólise é sintetizado pelo glicogênio muscular, ou seja, o ATP é reconstruído pelo glicogênio muscular.
Nesse sistema, o corpo gera energia por 2 minutos, entretanto, nessa reação é liberado um resíduo, o ácido lático, sendo esse o causador da sensação de “queimação” no músculo quando realizado atividades muito intensas.
O sistema lático é observado em atividades nas quais é necessário um trabalho muito rápido em intervalo de tempo muito curto (natação de 50 metros, sprints em corridas), por isso é importante realizar treinamentos intensos para ganhar resistência do ácido lático para não sentir tanto o seu efeito.
Por fim, no sistema aeróbico o corpo utiliza o oxigênio, a gordura e o carboidrato para reconstruir o ATP e, assim, ressintetizar a “moeda energética.
Esse sistema geralmente é utilizado em corridas, caminhadas e provas de natação que demandem um tempo maior, porém, em alguns esportes como o basquete e o futebol é comum se utilizar os dois sistemas (aeróbico e anaeróbico) em diferentes momentos da atividade.
Um exemplo disso seria numa partida de futebol no qual é utilizado o sistema aeróbico para a corrida durante os 90 minutos e utilizado o sistema anaeróbico nos sprints ao longo da partida.
Agora que você sabe a diferença entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos você pode se planejar melhor para se adaptar às condições.
E aqui na Via Campus você tem acompanhamento especializado para te auxiliar a alcançar os seus resultados.
Clique abaixo e conquiste mais qualidade de vida!