Por Valéria Silva
O ganho de massa muscular é um dos objetivos mais visados ao entrar na academia.
A hipertrofia (ganho de massa muscular) envolve o equilíbrio entre três fatores: prática de exercício físico intenso, alimentação adequada e descanso.
O processo de hipertrofia ocorre quando, durante a execução dos exercícios, os músculos sofrem micro lesões em suas fibras e, após o treino, o organismo começa a reparar as fibras musculares danificadas, favorecendo assim, o aumento do tecido muscular.
Qualquer pessoa pode conseguir o ganho de massa muscular, desde que, seja acompanhado por um profissional qualificado e que seu plano de treino esteja de acordo com seus objetivos.
Além disso, a alimentação também deve estar ajustada para o ganho de massa, e não podemos negligenciar o terceiro fator, correspondente ao descanso adequado entre cada treino.
Além da musculação, é indicado atividades aeróbicas para estimular o metabolismo e aumentar o gasto energético para promover a queima de gordura.
À medida em que o percentual de gordura é reduzido, o processo de ganho de massa é facilitado.
Alguns dos benefícios do ganho de massa muscular:
• Acelera o metabolismo e facilita a redução do peso;
• Aumento da imunidade;
• Reduz risco de lesões;
• Favorece o envelhecimento saudável;
Podemos concluir que massa muscular significa saúde. Para conquistá-la é preciso manter a constância e ter disciplina quantos aos treinos, manter uma alimentação saudável e respeitar o descanso do corpo.
Além disso, procure acompanhamento de um profissional de educação física para planejar seu treinamento e verificar seu desempenho ao longo do processo.