Se liga em 5 ótimos exercícios para as costas!
Os exercícios com o intuito de fortalecer/desenvolver musculaturas de estabilização postural, hoje, mais do que nunca, são essenciais.
Quando falamos de desenvolver as musculaturas das costas, não estamos focando somente na hipertrofia, mas também a postura.
De maneira geral, podemos dividir as musculaturas das costas em três regiões onde devemos focar o treinamento, que são elas:
Região cervical: que é uma região onde compreende a musculatura do trapézio superior, onde trabalhamos para fortalecer, com intuito de melhorar e aliviar as tensões ocasionadas pelo estresse diário e pela má postura.
Região dorsal: é uma região onde temos a maior musculatura das costas, que é o latíssimo do dorso, ou popularmente conhecido como grande dorsal, além de outras musculaturas.
Nessa região também treinamos com a ideia de correção postural e claro, para o desenvolvimento estético.
Região lombar: é a região onde mais temos queixas de dor hoje, pois muitas vezes é esquecida nos treinos e está diretamente relacionado ao trabalho, ficar muito tempo sentado ou muito tempo em pé, má postura etc.
Essa região é extremamente importante na estabilização corporal, juntamente com as musculaturas abdominais, então o trabalho nela é extremamente importante.
Agora que você foi introduzido ao assunto, vamos falar dos exercícios para um bom desenvolvimento muscular, trouxe pelo menos um exercício para cada região citada acima, são eles:
Encolhimento de ombros
No encolhimento trabalhamos a musculatura do trapézio, porém como em qualquer outro exercício, devemos manter uma concentração, pois o movimento ele parte do ombro e não dos braços.
Pulley frontal
O pulley frontal é um dos exercícios mais famosos para as costas, conhecido pelo desenvolvimento lateral.
Ele se assemelha ao exercício barra fixa aberta, porém, tem uma execução mais “fácil” pois não precisa erguer seu corpo (barra fixa) e sim trazer a barra até próximo ao tronco.
É um exercício, se bem executado, que traz um bom desenvolvimento para o latíssimo do dorso.
Remada curvada
Na remada curvada, além de trabalharmos a musculatura do latíssimo do dorso, durante a execução devemos observar e focar na estabilização corporal, por ser um exercício onde projetamos o tronco a frente, o Core tem que estabilizar para uma boa execução.
Pode ser executado com barra ou com halteres.
Serrote livre
Outro exercício muito conhecido é o serrote livre, nesse exercício, o maior grau de dificuldade dos executantes é manter a estabilização da coluna, porém se bem estabilizado é um ótimo exercício para as costas. e
Há variações de execução, podendo ser horizontalmente no banco, apoiando uma das pernas sobre o banco ou também com o tronco um pouco inclinado a frente, apoiando uma das mãos sobre um banco 90º.
Banco lombar
Nesse exercício fortalecemos a musculatura da lombar.
Sua execução é bem fácil, porém temos que observar a amplitude do movimento e também se o executante tem alguma lesão que possa limitar o movimento (hérnia, por exemplo).
Mas e aí, qual destes 5 ótimos exercícios para as costas é o melhor?
Elencar o melhor é complexo, existem inúmeros exercícios na musculação que irão ajudar desenvolver as musculaturas das costas, porém, o mais importante de qualquer exercício é sua boa execução.
Não adianta “socar” carga e perder o movimento, então, antes de tudo, é importante procurar um bom profissional de educação física e focar nos treinos, porque o resultado vem!
E aqui na Academia Via Campus você tem acesso a todos os fatores determinantes para o seu sucesso.
Uma infraestrutura completa, com todos os aparelhos necessários, professores para te acompanhar e corrigir na sala e, o mais importante, treinos individualizados, levando em conta a sua avaliação física.
Conteúdo escrito por Rodrigo Matias de Oliveira.
Adquira um plano clicando abaixo e comece a cuidar da sua saúde ainda hoje!