Dicas para acabar com a celulite

Vamos falar desse fantasma que teima em assombrar a vida da maioria de nós, mulheres, e de muitos homens também… Pois é, homens também podem ter celulite, embora seja menos comum. Esse danado desse aspecto de “casca de laranja”, aparece nos piores momentos possíveis, em especial quando estamos usando aquele look maravilhoso de verão. Nas mulheres, está mais concentrada nas coxas, nos glúteos e no abdome, enquanto que nos homens aparece mais na região abdominal.

A celulite é basicamente alteração tecido adiposo subcutâneo associado aos microvasos que fazem a circulação da região afetada. Ou seja, está associada ao acúmulo excessivo de gordura e/ou à má circulação sanguínea. Seu aparecimento está ligado à predisposição genética, ao sedentarismo e má alimentação.
A boa notícia é que esse problema é reversível e, com paciência e persistência, é possível diminuir e até eliminar essas células gordurosas inflamadas. Isso vai requerer uma mudança comportamental, mas vai valer a pena!

 

Graus de desenvolvimento da celulite

A celulite se apresenta em 4 graus de evolução. Na maioria dos casos, os danos são mais estéticos do que para a saúde, mas nos estágios mais avançados, a saúde também pode ser comprometida e aí o tratamento é inevitável.

Grau 1: muitas mulheres estão nessa fase, principalmente as mais novas e as mais magras. Nesse estágio a celulite só é percebida quando se aperta a pele, não causa nenhum tipo de incômodo e também não é visível.
Grau 2: os “furinhos” já são percebidos sem ter que apertar a pele, mas são poucos e o incômodo, quando presente, se limita à parte estética.
Grau 3: nessa fase a celulite já é um pouco mais profundo e os “furinhos” são bem mais visíveis e esteticamente incômodos. Em determinados casos as pessoas já passam a sentir dor na região acometida que, às vezes, chega a ficar inchada.
Grau 4: a pele apresenta uma aparência de “casca de laranja” e o tratamento aqui é inevitável, pois além de ser esteticamente incômodo, as pessoas que apresentam celulite nesse grau podem ter dificuldade de caminhar, apresentar caroços, inchaços e dor na região.

 

Combatendo os fatores que contribuem para o aparecimento da celulite

E o que fazer para combater esse mal que, como vimos, pode minar não só a nossa autoestima, mas também a nossa saúde?
Não existe solução única e milagrosa, mas conciliando uma alimentação saudável com exercícios físicos regulares, as chances de sucesso são enormes. Lembra que eu falei que ia requerer uma mudança comportamental? Afinal, o estado geral do nosso organismo, na grande maioria dos casos, retrata o nosso estilo de vida.
Então, vamos ao combate dos fatores que contribuem para o aparecimento da celulite:

a) Herança genética: A herança genética é importante e deve ser levada em conta, mas não precisamos ser escravas dela. Estudos recentes mostram que ela responsável por cerca de 15% do que acontece com o nosso organismo, o restante é produto do nosso estilo de vida. Pode-se herdar diferentes tipos de fatores que predispõe à celulite (produção de hormônios, somatotipo, etc). Mas isso não significa que você vai obrigatoriamente desenvolver o problema de celulite. Uma pessoa sem tendência hereditária, que tenha vida sedentária e hábitos alimentares descuidados, pode ter até mais celulite do que outra com tendência maior, mas que se cuida.

b) Mantenha uma alimentação equilibrada e hidrate-se regularmente: A boa alimentação é crucial para combate efetivo da celulite. Melhorando a qualidade da alimentação, pode-se diminuir a gordura corporal total, melhorando o aspecto da celulite.
Reduza o consumo de alimentos industrializados, tais como enlatados, embutidos, refrigerantes e salgadinhos: eles são ricos em sódio, conservantes, açúcares e gorduras de má qualidade.
Não abuse do sal na hora de preparar os alimentos, pois o excesso de sódio favorece a retenção de líquidos.
Evite o consumo excessivo de doces, frituras, álcool, e alimentos ricos em gorduras trans e saturadas.

c) Organize sua dieta: Uma boa dieta ajuda a desinflamar o tecido adiposo e, consequentemente, diminui a celulite, além de hidratar e revitalizar a pele. Inclua no seu cardápio: carboidratos de baixo índice glicêmico (batata doce, mandioca, inhame, e algumas frutas); alimentos ricos em fibras e antioxidantes; carnes magras e gorduras de boa qualidade (azeite extra virgem, côco, abacate, etc).
Mas não basta ser qualitativamente melhor, a dieta também é precisa ser bem organizada quantitativamente. Não é porque estamos comendo alimentos saudáveis que podemos fazê-lo à vontade, pois todo excesso calórico é acumulado sob a forma de gordura.
Além disso, é importante se hidratar regularmente. Para a maioria das pessoas, o ideal seria consumir cerca de 2 litros de água ou chás naturais termogênicos por dia. Somado a redução do consumo de sódio, facilita a troca de líquidos pelo organismo e favorece a eliminação de resíduos tóxicos do metabolismo celular.

d) Exercícios físicos previnem e combatem a celulite: o treinamento físico é fundamental para combate a celulite, pois aumenta a circulação sanguínea e promove gasto energético, diminuindo o acúmulo de gordura nos adipócitos. Lembra que a celulite está diretamente ligada ao aumento do tecido adiposo?
A musculação ajuda a aumentar a massa magra e a diminuir a gordura corporal, contribuindo para a definição muscular. Aposte nos exercícios básicos, como agachamentos, passadas, levantamento terra, etc, pois além de promoverem um alto gasto energético, eles te ajudam a construir um físico forte e bonito.Os exercícios aeróbicos também são excelentes aliados no combate à celulite: eles aumentam a circulação sanguínea e ajudam a mobilizar a gordura como fonte de energia. Corridas, pedaladas e aulas de ginástica são ótimas pedidas para você relaxar e ainda detonar a gordurinha extra.

Você pode estar se perguntando…

E os tratamentos estéticos?! Eles têm seu valor como coadjuvantes no combate à celulite, mas sem um estilo de vida saudável eles pouco podem fazer por você.
Para finalizar, caso você seja sedentária (o), é importante que esse processo seja gradual e bem orientado por nutricionistas, educadores físicos e até mesmo um médico, dependendo do caso. Se você já treina e faz acompanhamento nutricional, alguns ajustes na sua rotina podem otimizar seus resultados. O importante é transformar seu sonho de acabar com a celulite em realidade de forma segura e sustentável!

E quando o assunto é qualidade, a gente gostaria de te lembrar que a Via Campus é melhor academia da região. Contamos com uma sala de musculação moderna, bem equipada e com ar condicionado, várias modalidades de ginástica e lutas, grupo de corrida, e atendimento personalizado, que não só vai te ajudar a alcançar seus objetivos, como vai fazer você se sentir em casa. Que tal começar hoje mesmo a ter uma vida mais saudável?

Michelli Soares Barbosa
CREF 032080-G/MG
Coordenadora do Setor de Musculação


No Comments

Post A Comment