Benefícios da Musculação

Você com certeza já conhece o ditado corpo são, mente sã não é mesmo?

O treino de musculação é muito importante para a melhora da qualidade de vida. Ela traz inúmeros benefícios não só para o corpo, mas também para mente, dentre eles a melhora da qualidade do sono.

Aumento da massa muscular

Um plano de treino de musculação sólido e consistente é essencial para aumentar a massa muscular.

Mas é importante entender que o treino de musculação não é o único fator de sucesso. Dieta regrada e descanso também são importantes aliados para o sucesso da sua empreitada.

Emagrecimento e controle do colesterol

Os benefícios do ganho de massa muscular vão muito além da estética, pois é o tecido mais metabolicamente ativo do corpo. Portanto, quanto maior o aumento da massa muscular, mais acelerado será o seu metabolismo, impactando positivamente todas as funções fisiológicas do organismo, incluindo a eliminação de gordura corporal e controle do colesterol.

Melhora da qualidade do sono, combate à insônia

O treino de musculação é muito importante para as diversas variáveis envolvidas na melhora da qualidade de vida. Uma delas é a melhora da disposição e, uma das razões para isso é justamente a melhora da qualidade do sono que a prática de musculação traz, desde que feita em horários adequados ao seu relógio biológico. Tá aí uma grande aliada de quem tem problemas com a insônia!

Prevenção e reabilitação de lesões musculoesqueléticas

Por ser uma atividade individualizada, a musculação permite que o plano treino leve em conta as suas limitações e potenciais, prevenindo o desenvolvimento de lesões e se tornando um importante aliado no tratamento das já existentes.

Prevenção da osteopenia, da osteoporose e da sarcopenia

Osteopenia é a perda gradual de massa óssea, enquanto que a osteoporose é perda patológica da massa óssea. Já a sarcopenia também representa uma perda gradual, mas de massa muscular. A osteopenia e a sarcopenia são processos fisiológicos comuns do envelhecimento, que atinge principalmente as mulheres a partir dos 40 anos. A musculação ajuda a retardar essas perdas graduais de densidade óssea e massa muscular, prevenindo a osteoporose e o e o aumento da gordura da gordura corporal, já que a massa muscular mantém seu metabolismo mais acelerado.


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