Sabia que a atividade física pode te deixar mais inteligente?!

O equilíbrio físico e mental é o resultado mais importante dos treinos sistemáticos, muito embora os praticantes costumem ater-se exclusivamente às visíveis transformações físicas decorrentes do treino.

 

A prática de exercícios traz inúmeros benefícios para o corpo, mas muita gente ainda não se deu conta dos benefícios que eles proporcionam para a mente, entre eles a efetiva melhora nos estudos.

Por mais contraditório que pareça, praticar atividade física pode tornar você um aluno e/ou concurseiro melhor preparado. É difícil imaginar como a regularidade nos exercícios físicos interferem no rendimento dos estudantes, mas o fato é que uma série de diferenciais é notada no aprendizado daqueles que dividem o tempo entre os livros e a academia. Quer saber como os exercícios físicos podem ajudar nesse processo? Veja a seguir!

 

Musculação x Dores

A musculação pode ser uma grande aliada para aqueles que passam horas estudando na mesma posição e/ou em posições desconfortáveis.

O trabalho muscular vai ajudar – e muito! a manter uma postura adequada e ereta durante a maratona de leitura, prevenindo o aparecimento de dores e lesões, principalmente na coluna vertebral.

Procurar uma boa academia e conversar com o professor sobre as suas necessidades vai auxiliá-lo a montar um treino sob medida para você, de acordo com as suas necessidades e tempo disponível.

 

Exercícios aeróbios X novos neurônios

Qualquer tipo de exercício faz bem para o sistema nervoso, mas as atividades aeróbicas (correr, caminhar, andar de bicicleta, nadar) são mais eficientes quando o assunto é melhorar a atividade cerebral.

Exercícios leves e moderados fazem com que o corpo libere beta-endorfina, uma substância que proporciona bem-estar e prazer. Isso garante que a pessoa tenha ânimo para realizar todas as suas atividades sem sucumbir ao estresse.

Além disso, a prática de exercícios tem o poder de desenvolver células cerebrais, criando novas conexões interneurais e mantendo a mente sempre jovem e ativa.

E, para isso, você não precisa passar horas na academia, nem virar um maratonista:a prática diária de exercícios aeróbicos (moderados) por 20 minutos, é suficiente melhora das funções cerebrais. Isso acontece porque quando a pessoa se exercita a produção de neurônios aumenta.

 

Exercício físico, melhora da autoestima e aprendizagem

A atividade física ajuda a pessoa se sentir bem com ela mesma e mais confiante, com isso tendo mais facilidade de aprender e, consequentemente, melhorando seu rendimento escolar e/ou acadêmico. Além disso, a prática de exercícios ajuda ainda a minimizar os níveis de estresse, tão típicos em épocas de prova, vestibular, apresentação de trabalhos, provas de concurso, entrevistas de emprego e afins.

 

Melhora da qualidade do sono

Quem pratica atividade física, dorme mais rápido, tem um sono mais regenerador. Isso melhora a disposição e a concentração e, consequentemente, o rendimento nos estudos e no trabalho.

 

Dicas para quem quer fazer da atividade física uma aliada nos estudos

Se você deseja usar os exercícios para melhorar seu desempenho nos estudos, veja a seguir algumas dicas que a Via Campus preparou para você:

  • Mesmo que a rotina de estudos esteja intensa, organize seu tempo de modo que você possa se exercitar ao menos três vezes por semana;
  • Peça ao seu professor um treino de acordo com os seus gostos e necessidades físicas e de tempo de tempo;
  • Opte por atividades mais prazerosas para você, afinal, o exercício não deve ser visto como obrigação;
  • Aulas e esportes coletivos, e atividades ao ar livre são ótimas pedidas para quem deseja socializar e dar um gás no desempenho dos estudos.

 

Quanto mais se trabalha o corpo, mais se exige do cérebro e, isso é muito positivo para a saúde e bem-estar de modo geral. Agora que você já sabe o quanto se exercitar faz bem para o corpo e a mente, que postura você vai adotar? Esperamos que você faça dos exercícios uma escolha para a vida toda. Vai valer a pena!

A Via Campus tem uma grande variedade de atividades que, com certeza, vai agradar você: sala de musculação moderna, bem equipada e climatizada; grupo de corrida; 12 modalidades de aulas coletivas em ambiente climatizado; e o melhor atendimento da região. Venha nos fazer uma visita e conheça todas as vantagens de ser nosso aluno.

Ótimos treinos e bons estudos para você!


No Comments

Post A Comment